O blog é uma ferramenta essencial para as empresas que querem divulgar conteúdos de qualidade na internet e alcançar boas posições nos principais buscadores on-line como Google, Bing e Yahoo.
Muitas empresas conseguem aumentar suas vendas por meio deles e se tornam exemplos de sucesso.
Mas, para isso, existem algumas dicas de como aumentar o tráfego do seu blog que você precisa conhecer.
Para tornar o seu blog um diferencial na internet, é importante considerar que, atualmente, eles são uma maneira pública de divulgar periodicamente um novo conteúdo relacionado ao seu negócio ou setor.
Com isso, os blogs conseguem atrair novos clientes e convertê-los em leads (potenciais clientes) para a empresa.
A partir do momento que você consegue passar credibilidade nos conteúdos que divulga e se posicionar à frente da concorrência, os usuários on-line passam a ter o seu negócio como referência, buscando-o quando precisam solucionar um problema.
Para entender como funciona e poder começar a criação do seu blog, vale acompanhar as 6 dicas para aumentar o tráfego do seu blog.
Confira os tópicos abordados neste conteúdo:
- Produza conteúdos de qualidade
- Formate o seu conteúdo
- Tome cuidado com o layout e a navegabilidade do seu blog
- Invista em estratégias de marketing digital
- Utilize as redes sociais
- Fidelize seus leitores
- Agora você conhece as dicas para aumentar o tráfego do seu blog!
Produza conteúdos de qualidade
Publicar conteúdos de qualidade no seu blog, com assuntos pertinentes, relevantes e interessantes para o seu público-alvo é fundamental ao seu negócio.
Invista também em publicações constantes, assim seu blog não corre o risco de ser visto como desatualizado e poderá ganhar credibilidade com os leitores.
Além disso, sempre revise seu conteúdo para identificar possíveis erros cometidos e os corrija.
Uma dica que pode ajudar nessa tarefa é reler o seu texto ao menos três vezes antes de publicar e, como um adicional, coloque um corretor ortográfico no blog, já te ajudará a evitar retrabalhos.
Os temas dos seus posts devem ser atuais para criar uma ligação do leitor.
Se o assunto abordado no texto é atual, este possui mais relevância em relação aos mais antigos.
Para atender à essa demanda, pesquise bastante sobre o assunto que você vai tratar mesmo que você já o conheça bastante.
Faça isso para evitar todo e qualquer tipo de erro conceitual no seu texto.
Uma grande sacada do blog é fazer com que o leitor retorne.
Isso porque, trazer a pessoa pela primeira vez é possível com um bom conteúdo e divulgação, mas, manter esse usuário on-line engajado e interessado pelos seus conteúdos, é uma tarefa que necessita de dedicação e conhecimento apropriado.
A medida que o conteúdo de qualidade é postado e o leitor dá um feedback positivo sobre ele, o blog pode se tornar uma autoridade no assunto.
Isso aumentará cada vez mais a relação de confiança com o usuário.
Se o leitor se tornar usuário e acompanhar os textos do blog é bastante provável que este retorne outras vezes para consultá-lo.
Outra dica interessante é de pedir opiniões aos seus usuários, o que ajuda a criar uma interação com eles.
Faça debates com as pessoas e mostre que você se importa com o que eles dizem.
A partir disso, direcione o assunto de seus posts de acordo com o interesse dos seus visitantes fiéis.
Foque no que for da preferência das pessoas que acessam com frequência seu blog.
Vale lembrar que, de acordo com o site Computer Hope, a maioria dos usuários esperam que as informações encontradas na internet sejam relevantes.
Mesmo os conteúdos da internet sendo livres, não copie.
Reescreva, ajuste, aumente, mas não faça uso da cópia de outros textos encontrados na web.
Isso pode gerar punição dos buscadores e perda de posicionamento nas buscas orgânicas, além de tirar a credibilidade do blog.
Confira outras dicas para aumentar o tráfego do seu blog de acordo com seus conteúdos:
- Utilize tópicos: listar e suas ideias em tópicos é uma forma de facilitar a visualização do leitor e deixar o texto mais limpo;
- Invista em um bom título: um bom título é a chamada capacitada para gerar interesse por parte do seu usuário na leitura do seu texto.
- Quando ele é acompanhado por um conteúdo bem escrito, o leitor cria a vontade de conferir outros textos do blog;
- Atente-se ao primeiro parágrafo do seu texto: O primeiro parágrafo é fundamental para o seu texto, pois é o que, depois do título, vai manter a atenção dos leitores.
- Além disso, os buscadores também prestam atenção no que estiver escrito no começo do texto, isso influencia no seu posicionamento on-line;
- Use imagens adequadas: As imagens atraem rapidamente a atenção dos usuários, por isso, procure utilizar imagens nítidas e de preferência únicas;
- Desenvolva um método próprio para a criação de textos: busque ser original na escrita e na maneira como você estrutura o texto, isso gera uma padronização na identidade visual do seu blog.
O conteúdo de qualidade atrai o usuário e o capacita a ser um lead qualificado para o seu negócio, gerando também a possibilidade de ele divulgar seu blog e ampliar ainda mais o seu alcance.
O conteúdo do seu blog é um dos fatores determinantes para o sucesso on-line da sua empresa.
Por isso, na hora de escrever não economize tempo e produza com muita atenção.
Formate o seu conteúdo
A formatação do conteúdo é um ponto muito importante para atrair os usuários digitais.
Um texto em formatação simples facilita a leitura do usuário e aumenta a sua visibilidade.
Isso permite que a pessoa não se desgaste enquanto lê o texto e ainda se prenda na sua leitura.
Os parágrafos dos textos devem ser curtos, junto do uso de subtítulos chamativos para separar as ideias em formato de tópicos.
Com essas dicas, você diminui a taxa de rejeição dos seus textos e conquista a aprovação e confiança dos leitores.
Tome cuidado com o layout e a navegabilidade do seu blog
Uma outra dica para aumentar o tráfego do seu blog refere-se à experiência do usuário.
Ela pode ser melhorada de diversas formas em um blog e uma delas é por meio da navegabilidade dele.
Se caso a pessoa não encontre o que está procurando ou se perca dentro do seu blog, ela sabe que existe uma grande variedade de opções na web, nas quais a facilidade de navegar podem ser bem mais fáceis.
A página inicial de um blog é essencial para dar início a uma boa navegação.
E para fazer isso é necessário que esta página seja conectada a todas as outras páginas secundárias do blog.
Além disso, as páginas secundárias também devem possuir links que retornem para a página inicial ou para outras seções de sua página principal.
Isso porque alguns visitantes não navegam diretamente pela primeira página e sim pelas secundárias.
Quando for colocar links, tome cuidado para não inserir links quebrados, porque este é um problema crescente e que pode fazer com que o blog perca visitantes.
Além disso, é importante possuir um design responsivo, isto é, um layout que se adapte a todos os tipos de tela.
Essas ações vão melhorar a experiência do usuário e o posicionamento de seu blog nas buscas orgânicas.
Invista em estratégias de marketing digital
Não tem como pensar na criação de blogs, sem pensar em Marketing Digital.
Por isso, essa é uma das dicas fundamentais para aumentar o tráfego do seu blog.
RSS
O RSS (Really Simple Syndication) é um tipo de texto formatado em XML e muito utilizado em locais que atualizam conteúdo com frequência, como no caso dos blogs.
Com o RSS seu blog vai estar habilitado a publicar seus posts através de arquivos conhecidos como feeds.
Caso a pessoa se cadastre no RSS de seu blog, ela vai ser informada toda vez que for publicado conteúdo novo nele.
Para isso, a pessoa também pode instalar em seu computador um software conhecido como agregador para receber os feeds do blog e, assim, poder ler o conteúdo diretamente no programa.
O RSS possibilita o contato constante do conteúdo do blog com o leitor que recebe de forma automática as novidades, podendo se tornar um leitor fiel.
Obs.: Os blogs de comércio via internet utilizam o RSS como uma ferramenta para divulgar seus produtos, por exemplo.
Palavras-chave
Escreva seus textos de acordo com as diretrizes solicitadas para um bom posicionamento orgânico dos mecanismos de busca.
O conteúdo deve ser original, por exemplo, e uma dica é você utilizar palavras-chave que possuem um alto volume de buscas mensais.
As palavras-chave são os termos que resumem o conteúdo do seu texto.
Com a inserção das palavras-chave no texto, os buscadores vão analisá-lo e o posicionar dependendo da qualidade do conteúdo e alguns outros indicadores.
Sendo assim, utilize a repetição desses termos e as ferramentas que o buscador oferece para posicionar os seus posts nas primeiras posições da busca orgânica, para assim aumentar o tráfego do seu blog.
Uma ferramenta muito utilizada para a escolha de palavras-chave é o planejador de palavras-chave do Google, o Adwords.
Essa ferramenta mostra o número de buscas mensais de cada palavra-chave, além de apresentar outras palavras correlatas ao tema.
Além disso, utilize as técnicas de otimização de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento do seu blog.
A indexação das páginas também é algo que acontece com frequência nos blogs e se estes possuem diversas páginas fica mais fácil do buscador encontrar e indexar.
Utilize as redes sociais
Uma ótima opção para atrair ainda mais usuários é trabalhar junto das redes sociais que cada vez mais se mostram como uma excelente fonte de visitas.
As publicações de um blog podem ser divulgadas e promovidas em diferentes redes para obter visualizações e compartilhamentos.
Algumas das redes sociais mais utilizadas são: Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, Instagram, Pinterest, Google+.
As redes sociais podem ser inseridas no seu blog por meio da criação de botões que direcionam o leitor para a página na rede social do blog.
Isso permite que o leitor faça a interação com sua rede de amigos e que o conteúdo seja publicado diversas vezes, gerando visibilidade e credibilidade para o seu negócio.
Seja para fim profissional ou pessoal, as redes sociais são utilizadas com uma frequência muito alta, o que proporciona maior disseminação dos conteúdos que são postados na internet.
Outra dica importante para aumentar a divulgação do seu blog é criar uma fan page dele e escrever novas publicações diretamente na rede social, além de criar promoções e eventos que envolvam os usuários.
Os grupos de discussão disponíveis em redes sociais como o LinkedIn, por exemplo, são ótimos para a troca de informações e ao mesmo tempo para a divulgação de diversos links.
Fidelize seus leitores
Os leitores sempre devem vir em primeiro lugar nas suas estratégias e ações.
É fundamental você estar presente onde os clientes procuram por soluções e conhecimentos.
Outro ponto essencial é que você conheça seu público antes mesmo de escrever os posts.
Se pergunte quais seriam as pessoas que você quer que acompanhe seu blog e por quais assuntos elas se interessam.
Clientes fidelizados são prova de que o seu negócio é um exemplo de sucesso e que você pode se tornar uma referência dentro do segmento escolhido.
Mas, lembre-se de que parte da sua credibilidade vem pelo feedback dado pelos seus usuários, por isso é fundamental que você tenha um espaço de comentários para as pessoas que se identificam com o tema possam expor suas opiniões.
A regularidade nas publicações também é um ponto muito importante para o sucesso do seu blog, afinal, esse é um dos fatores que ajudam a aumentar a fidelidade do leitor em relação ao conteúdo que for postado.
Defina um período de publicação e cumpra com o que você propôs, pois assim você mostra comprometimento com seu leitor.
Uma das dicas para aumentar o tráfego do seu blog é: se esforce ao máximo para criar uma relação de amizade com os seus leitores.
Faça isso respondendo seus comentários e e-mails e ajudando com o que precisarem, além de oferecer sempre um bom atendimento, gerando boas experiências dele com sua marca.
Com isso, você cria uma relação de confiança entre as partes e mostra que se preocupa com seu cliente.
Tomando essas ações você poderá se tornar uma fonte de referência para seus potenciais clientes.
Agora você conhece as dicas para aumentar o tráfego do seu blog!
Os blogs são considerados ferramentas que podem gerar clientes com alto potencial de fechamento de negócio e, por isso, são recomendados para toda e qualquer tipo de empresa.
Essas 6 dicas para aumentar o tráfego são aplicadas em blogs que visam ao sucesso e a atração de leads para se destacar frente à concorrência mercadológica, ganhar credibilidade, relevância e gerar lucros para o negócio.
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