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ENTENDENDO O MARKETING DIGITAL
Nós da Agência de Marketing Digital Doutores da Web preparamos este artigo pensando em ajudar você a tirar algumas dúvidas básicas sobre o Marketing Digital. Fizemos um levantamento de diversas informações úteis e agora iremos apresentar aqui alguns tópicos. Dentre eles estão os que percebemos que mais despertam a dúvida e aguçam a curiosidade das pessoas que buscam informações sobre o meio digital, o mercado e a comunicação online, assim como também falaremos sobre o papel e as atividades que uma Agência de Marketing Digital exerce em seu dia a dia.
Você encontrará a seguir informações sobre:
- O que é Marketing Digital?
- O que faz uma Agência de Marketing Digital?
- Estratégias para a solução de problemas
- Serviços que fazem parte de uma estratégia de Marketing Digital
- Marketing de posicionamento na internet e suas vantagens
O QUE É MARKETING DIGITAL?
Podemos dizer que o Marketing Digital surgiu da necessidade de se levar ações de marketing aos meios digitais, impulsionando a comunicação e dando às empresas uma nova perspectiva para divulgar e comercializar seus produtos por meio da internet. Com isso, o marketing digital aumentou as chances da conquista de novos clientes e possibilitou às empresas uma nova forma de melhorar e estender sua rede de relacionamentos, assim como seus canais de interação com clientes e público alvo, fazendo com que as estratégias de marketing passassem desde então a ser muito mais amplas.
O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL?
Uma Agência de Marketing Digital pode assessorar empresas desenvolvendo diversas atividades como, por exemplo, a criação de conteúdo para web, o gerenciamento de campanhas de links patrocinados, estratégias de SEO e SEM, Redes Sociais, MPI - Marketing de Posicionamento na Internet, planejamento para e-commerce, planejamento de comunicação digital, entre outras. A Agência de Marketing Digital basicamente trabalha no desenvolvimento de estratégias e metodologias de trabalho que tenham foco em resultado, podendo atuar especificamente em uma área de atividade em que é especialista e agregar parceiros para a realização de outros trabalhos.
Dependendo do envolvimento estratégico da Agência de Marketing Digital perante a empresa contratante, ela passa a ser responsável por analisar todo o cenário e diagnosticar as causas dos problemas existentes e também de outros até então desconhecidos, utilizando toda sua expertise para isso.
ESTRATÉGIAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Quando o foco de uma Agência de Marketing Digital está em encontrar a melhor estratégia para solução de problemas, existe uma série de fatores que devem ser levados em conta durante a avaliação da empresa contratante. Estes podem ser desde fatores internos como lideranças, processos, profissionais, fluxo de informação, orçamento e estrutura, até externos como concorrentes, público alvo, pontos críticos, oportunidades e ameaças.
Feito o diagnóstico dos problemas e suas causas, a Agência de Marketing Digital irá sugerir as estratégias mais viáveis para o momento, traçando planos de atuação na internet e orientando o cliente sobre a melhor forma de realizar o investimento.
SERVIÇOS QUE FAZEM PARTE DE UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL
Um bom planejamento é crucial para o sucesso de qualquer estratégia adotada pela Agência de Marketing Digital, pois é parte da responsabilidade de direcionar parte do investimento da contratante. Riscos podem ser gerados por planejamento mal feito prejudicando toda a campanha.
Vejamos alguns dos serviços que podem ser prestados:
- Planejamento Web: Etapa que envolve o desenvolvimento de websites, hotsites, landing pages, entre outros;
- Planejamento para e-commerce: Etapa que envolve o desenvolvimento de lojas virtuais, assim como o social commerce;
- Planejamento para as Mídias Sociais: Estratégia de campanhas e definição das redes sociais utilizadas como canais de comunicação da empresa;
- Estratégia de Conteúdo: Basicamente consiste no desenvolvimento de conteúdo relevante que contribua positivamente com a experiência dos usuários seguidores da empresa ou marca;
- Estratégias de Mensuração e Gestão de Métricas de Resultados: Plataformas e/ou ferramentas para a coletagem e análise de dados;
- Marketing de Busca: Planejamento de SEO e SEM, entre outros. No SEM o objetivo é tirar proveito de links pagos em grandes sites de pesquisa, como o Google, Yahoo e Bing. Já no SEO o objetivo é aparecer na busca orgânica desses buscadores;
- Marketing Viral: É uma estratégia que permite propagar mensagens comerciais a um ritmo exponencial;
- Marketing Interativo: Baseado no marketing relacional, onde monitora-se os hábitos dos seguidores, possibilitando o agrupamento deles em função dos gostos ou interesses a fim de uma interação mais direta e específica visando o aumento da taxa de conversão;
- Estratégia de Monitoramento em Mídias Sociais: Consiste basicamente em um planejamento acerca de ferramentas úteis para a mensuração e monitoramento das redes sociais, utilizadas como canais de comunicação da empresa.
MARKETING DE POSICIONAMENTO NA INTERNET E SUAS VANTAGENS
Ao longo dos anos a internet passou por diversas transformações, hoje em dia, vivemos a era da popularização digital, onde milhares de pessoas estão conectados à rede diariamente. O número de internautas, atualmente, chega a 100 milhões só no Brasil. Com o crescimento constante do número de usuários, a internet tem se modificado, se transformado cada vez mais.
Não foi apenas a internet que apresentou mudanças, seus usuários também. O consumo em sua essência ganhou novas formas e hábitos. Se antigamente, as pessoas visitavam diversas lojas e shoppings para realizar uma pesquisa de preço, hoje as pessoas utilizam o buscadores on-line para encontrar os serviços e produtos que desejam.
Se temos 100 milhões de pessoas conectadas na rede, e seus hábitos de consumo incluem a pesquisa por serviços e produtos on-line, certamente o seu cliente está neste momento procurando pelo seu serviço/produto, e caso você não esteja bem posicionado nos mecanismos de busca, ele fechará negócio com o seu concorrente.
É fundamental estar bem posicionado entre os buscadores, principalmente, o Google. Através do MPI – MARKETING DE POSICIONAMENTO NA INTERNET, você terá o seu site na primeira página, obtendo uma enorme volume de visitantes e atraindo sempre novos consumidores.
MAS AFINAL, O QUE É MPI?
O Marketing de posicionamento na internet – MPI, nasceu da análise aprofundada dos mecanismos de busca, mais especificamente, do Google. Tal análise se consiste no estudo dos principais buscadores, para entender quais são os parâmetros de avaliação para que um site esteja bem posicionada. Essa pesquisa resultou em algumas técnicas que ao serem aplicadas em um determinado site, faz com que este ao ser indexado por tais mecanismos, alcance grandes resultados na busca orgânica.
Após as técnicas do MPI – MARKETING DE POSICIONAMENTO NA INTERNET serem implementadas no site, os resultados levam cerca de 2 a 6 meses para aparecerem. No entanto, quando os resultados aparecem é logo notado o impacto positivo, e o investimento inicial é compensado.
As palavras-chave são uma das ferramentas utilizadas pelo MPI, elas não só geram uma ótima posição do site nos mecanismos de busca, como também possuem grande poder de conversão, por possuírem textos específicos que atraem a atenção dos potenciais clientes.
O MPI - Marketing de Posicionamento na Internet, desenvolvido pela Doutores da Web, é um serviço diferenciado dos citados nos tópicos anteriores e consiste no posicionamento de websites na primeira página do Google e de outros buscadores na busca orgânica.
É comum encontrar alguma Agência de Marketing Digital que trabalha com SEO e/ou SEM, mas não com o MPI. Este serviço de posicionamento de websites na busca orgânica é desenvolvido por meio de diversas técnicas, sendo mais eficiente que o SEO de White Hat, fazendo com que seus resultados se tornem muito mais expressivos e sem riscos, pois não utiliza nenhuma técnica irregular em relação aos buscadores.
Nossa Agência de Marketing Digital, a Doutores da Web, é capacitada a desenvolver o MPI para diversas empresas, dos mais variados segmentos, desde:
- Empresas que precisam aumentar o relacionamento com o mercado na internet;
- Comércio eletrônico (e-commerce e etc);
- Prestadores de serviços;
- Comerciantes;
- Fabricantes à procura de revendedores;
- Empresas procurando aumentar a visibilidade da sua marca na internet;
- Representantes comerciais querendo divulgar os seus produtos;
- Escolas;
- ONG’s;
- Profissionais liberais;
- Qualquer entidade (física ou jurídica) interessada em divulgar seus produtos e serviços pela internet.
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