As empresas, atualmente, possuem diversas formas de se relacionar e encontrar novos clientes. Isso graças à internet e aos benefícios do marketing digital para o mercado consumidor.
Vale primeiro entender que, há alguns anos atrás, as empresas precisavam gastar muito dinheiro para fazer propagandas em mídias tradicionais: TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletos. Afinal, essas eram praticamente as únicas formas de alguém descobrir sobre a oferta de um produto/serviço.
Já, atualmente, as pessoas estão expostas a uma maior variedade de opções de mídia, produtos e canais de informação, e ao mesmo tempo, estão cada vez mais ignorando propagandas invasivas ou irrelevantes.
Além disso, quando desejam comprar algo, os consumidores têm utilizado a Internet como uma ferramenta importante para auxiliar na tomada de decisão, procurando por mais informações do produto ou empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros usuários e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais.
Pensando nisso, preparamos para você um artigo, no qual você vai poder conferir como o Marketing Digital beneficia as pequenas e médias empresas:
- As vantagens por trás do Marketing Digital
- O simples que gera resultado
- Marketing Digital em pequenas empresa: primeiros passos
- Mãos à obra!
Benefícios do Marketing Digital
Vamos primeiro abordar tópicos que falam resumidamente dos benefícios do Marketing Digital e a forma como ele traz retornos positivos à sua empresa:
Aumenta a competitividade
Com auxílio do Marketing Digital a sua empresa aumenta o poder competitivo, pois através dele, você pode atingir e conquistar novos leads, ou seja, potenciais clientes que estão no momento de compra.
Dessa forma, uma empresa que faz uso das técnicas do Marketing Digital, mesmo sendo menor, torna-se tão competitiva quanto as empresas de grande porte, conseguindo destacar-se no mercado.
É mensurável
Um dos maiores benefícios do marketing digital é que ele gera métricas.
É possível mensurar detalhadamente todos os resultados de cada campanha e saber o que funciona e o que não funciona. Desta forma, você saberá se deve dar continuidade a um projeto ou se precisa aperfeiçoá-lo.
É segmentável
Você pode promover ações destinadas a públicos específicos, dessa forma você pode atingir diretamente quem tem interesse no que a sua empresa tem a dizer e oferecer.
Assim você também não corre o risco de incomodar as pessoas que não estão interessadas no seu conteúdo, o que poderia causar um resultado negativo à empresa.
Permite atração contínua
Quando você investe em buscas orgânicas do Google, e-mails ou redes sociais, por exemplo, você consegue atrair novos leads gratuitamente para o seu site.
Isso, é claro, vai depender da relevância do conteúdo divulgado.
Permite a construção de uma audiência
Ao produzir conteúdo relevante, o Marketing Digital possibilita a construção de uma base de clientes (ex: e-mails cadastrados, assinantes de blog, seguidores no Twitter etc.), o que, ao longo do tempo, se torna um ativo de marketing fundamental ao crescimento da empresa.
Tem ótimo custo-benefício
O Marketing Digital permite que se alcance os melhores resultados mesmo a partir de baixos investimentos.
Combinando a boa aplicação de recursos com ideias inteligentes e criativas, além da ajuda de ferramentas específicas, o investimento na internet tem um retorno muito maior se comparado às mídias tradicionais.
Fortalece posicionamento e reputação
O auxílio do Marketing Digital é um dos principais responsáveis pelo posicionamento de uma empresa na web.
Se realizado corretamente, garante que a empresa se estabeleça como uma referência no assunto.
Além disso, um dos benefícios do Marketing Digital é que também ajuda no fortalecimento da marca, o que faz com que mais pessoas busquem e confiem nos seus serviços.
Utilizar o Marketing Digital pode, então significar o diferencial para sua pequena ou média empresa. Ele vai te colocar na frente da concorrência.
Permite interatividade direta com o públicoA interatividade é uma das características mais importantes do Marketing Digital, pois é possível ter contato direto com o público e ter um feedback em tempo real.
Desta forma, o uso das redes sociais permite criar um canal direto entre empresa e público, melhorando a experiência e a satisfação dos compradores, colocando-os em primeiro plano.
Lucro e aumento no faturamento em geralQuando bem planejado e feito com atenção, o Marketing Digital é um investimento com possibilidade de gerar um grande retorno e, por causa disso, traz o benefício de aumentar o faturamento e trazer lucro para empresas.
Além disso, o investimento é relativamente baixo se comparado ao Marketing Tradicional.
Fideliza o público
A partir do Marketing Digital é possível fidelizar progressivamente o público, fazendo com que não apenas os clientes comprem uma vez, mas continuem comprando sempre.
Isso cria resultados de longo prazo, consolidando um ativo de clientes fiéis à empresa.
Eleva a abrangência
O Marketing Tradicional, embora muitas vezes efetivo, é delimitado por questões muitas vezes geográficas, já que não é possível atuar em todos os lugares ao mesmo tempo.
Indo na contramão, a internet possui uma abrangência muito grande e por isso o Marketing Digital permite que as empresas atinjam um número maior de clientes em qualquer lugar e a qualquer hora.
O simples que gera resultado
Por todos os benefícios e características descritas no tópico anterior, cada vez mais empresas têm experimentado excelentes resultados e, em consequência disso, têm investido cada vez mais no Marketing Digital.
No Brasil, o investimento nesse meio cresce mais de 30% anualmente (fonte: IAB).
Para as pequenas e médias empresas, esses benefícios possuem uma relevância ainda maior, já que em geral elas dispõem de poucos recursos para promover os seus produtos e serviços.
A internet é o ambiente onde ideias criativas, simples e objetivas são muito valiosas e geram ótimos resultados, desde que haja uma boa execução.
Apesar disso, muitos empreendedores e responsáveis pelo marketing das empresas ainda não aproveitam todo esse enorme potencial, seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas do Marketing Digital ou mesmo por terem receio de uma possível complexidade.
Por conta disso, o objetivo deste artigo é desmistificar o Marketing Digital, mostrando como a sua estratégia pode ser simples, acessível e efetiva.
Marketing Digital em pequenas empresa: primeiros passos
Antes de dar início a este processo, certifique-se de que os funcionários da sua empresa entendam os motivos do projeto e “comprem” a ideia. Afinal de contas, as ações de marketing vão exigir muita dedicação de sua equipe.
Tenha a certeza de que seus colaboradores terão tempo disponível para poder tocar o projeto.
Se for envolver mais de uma pessoa nas atividades, faça um planejamento de quanto tempo cada uma trabalhará em cada processo.
É necessário muita dedicação para os resultados começarem a aparecer.
Passo 1: Defina sua persona
Quando o assunto é relativo aos benefícios do Marketing Digital, o conceito de persona é um dos mais importantes.
É de extrema importância saber exatamente que tipo de audiência que a sua empresa deseja atrair para uma campanha de marketing digital bem sucedida.
As personas são uma ferramenta importante para uma campanha de marketing, pois são elas que vão guiar toda a produção de conteúdo e serão termômetros e a personalização dele. Mas antes, é necessário que você entenda o conceito.
A persona consiste basicamente na definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores. Você cria um personagem baseando-se nas dificuldades e demandas dos seus clientes.
Desta forma, é mais fácil que a sua empresa proporcione a solução que eles necessitam.
Para criar a persona de sua empresa você precisa responder algumas perguntas:
- Quem é o seu potencial cliente? (Saiba quais são as características físicas e psicológicas do responsável pela compra).
- Quais são as suas dificuldades e que tipo de assunto o interessa sobre o seu setor?
- Quais são as atividades que ele realiza? (Tanto pessoal quanto profissional).
- Qual seu nível de instrução? Quais são os seus principais desafios e obstáculos?
- Que tipo de informações ele gosta de consumir e em quais veículos?
- No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
- Quem influencia suas decisões?
Analisando essas respostas é possível criar a persona ideal da sua empresa!
Passo 2 - Criar ou revisar contas em mídias sociais
É importante identificar quais são as mídias sociais mais adequadas para sua empresa. Conversar com seus clientes é uma ótima forma de descobrir onde eles estão mais presentes. Dica: eleja duas para começar.
De nada adianta ativar vários perfis e abandoná-los pelo caminho, por isso escolha poucas redes para começar. As mais indicadas costumam ser Facebook e Twitter, mas isso varia de negócio para negócio e estratégia para estratégia.
Elabore bons nomes de usuário e mantenha um padrão para os perfis no Facebook, Twitter e as demais redes. Vale a pena lembrar que os nomes de usuário devem ser fáceis de decorar.
Mais importante do que criar perfis nas principais redes é manter a qualidade das atualizações. Ajuste o foco do conteúdo e planeje os dias, horários e quantidade de publicações, a fim de aumentar o engajamento delas.
Passo 3 - Atualize o site de sua empresa
O site é uma ferramenta muito importante para o Marketing de uma empresa. Ele possibilita que seu negócio seja encontrado por leads, compradores em potencial, e serve como um cartão de visitas na web.
Um passo básico, mas importante, do Marketing Digital é checar se os buscadores são capazes de entender o seu site.
Existem alguns erros bem comuns, mas que são de fácil correção.
Leva apenas alguns minutos para implantar as melhorias e, como recompensa, seu site vai se posicionar muito melhor nos rankings dos resultados de busca.
Procure entender a arquitetura do site e extinguir problemas, como conteúdos duplicados, para garantir uma boa base.
Uma boa arquitetura deve permitir alcançar páginas profundas com poucos cliques, através de uma segmentação básica, como as categorias, isso é possível.
Além disso, o conteúdo deve ser original e conter informações relevantes para os seus potenciais clientes.
Passo 4 - Invista em conteúdo
Os conteúdos criados por você devem ser únicos e possuir informações interessantes para o seu público.
O objetivo é educar o mercado, desta forma sua empresa começa a ser vista como referência no assunto.
Essa autoridade tem como consequência diversos impactos positivos e um dos principais deles é a fidelização de clientes.
Desta forma, você pode se concentrar na aquisição de novos consumidores também.
Um cliente satisfeito que realiza a segunda compra ou aumenta o seu plano de um dado serviço está adicionando receita sem aumentar os seus custos de aquisição.
Um conteúdo interessante e bem feito é uma ferramenta poderosa para engajar os seus leads e crescer consistentemente o volume de vendas.
Mãos à obra!
Agora que você já entendeu a importância e os benefícios do Marketing Digital para pequenas e médias empresas é hora de começar a montar sua própria estratégia.
Lembre-se que é muito importante que você sempre ouça seu cliente e se atualize em relação às redes sociais: melhorando a forma de utilizá-las, utilizando novas plataformas e ferramentas disponíveis e assim por diante.
O sucesso do seu negócio nunca esteve tão próximo!
Gostou? compartilhe!