Como aumentar o faturamento da sua empresa usando a internet

A pergunta que todo empresário faz é: como aumentar o faturamento da minha empresa? Existem diversos meios e canais a serem investidos, mas o que vem ganhando mais força ao longo dos anos é a internet e suas tecnologias.

A internet vem se tornando a maior e mais eficiente estrutura de vendas. Nasceu em 1969, mas se popularizou na década de 1990.

Segundo o Ibope, 43% dos Brasileiros utilizam a internet como mecanismo de compra, sendo também uma das mídias mais utilizadas em todo o mundo.

Diferente da maioria das mídias, a internet permite que você possa atingir o público-alvo de forma segmentada e com menor custo.

Estar fora dela significa correr um grande risco de não ser visto por clientes e leads (potenciais clientes) e com isso perder vendas.

Sabendo disso, muitas marcas tem investido cada vez mais na comunicação online e obtendo grandes taxas de retorno.

Atualmente, investir na internet de modo correto é uma ótima maneira de aumentar o faturamento da sua empresa.

Grande proporção da população mundial investe muito de seu tempo diário navegando na web de acordo com seus interesses.

Saber segmentá-los; comunicar-se com eles; criar um relacionamento; investir corretamente nos canais e mídias online é um excelente ponto de partida para quem deseja saber como aumentar o faturamento da sua empresa.

Para entender como fazer, preparamos um conteúdo exclusivo para você. Veja os tópicos:

  • A divulgação através do mobile
  • A importância do SEO
  • Praticidade na efetivação de compras
  • Oferecendo expansão da compra
  • Anunciando nas redes sociais
  • Envie e-mails de agradecimento
  • Utilizando a internet para aumentar o faturamento da sua empresa

A divulgação através do mobile

Como aumentar o faturamento da sua empresa usando a internet

Devido ao meio digital ser muito rápido, o usuário não terá tempo para aguardar que uma página lenta carregue, e acabará procurando por um site concorrente.

Muitas empresas formatam seu site para diversos dispositivos e com isto o cliente pode consumir seu conteúdo tanto pelo computador, como pelo celular.

Com a popularização dos aparelhos portáteis (tablets e smartphones) a internet ganhou ainda mais força, pois cada vez mais as pessoas têm optado pelo acesso móvel.

Segundo dados do IBGE do ano de 2015, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do telefone celular.

Por isso, é muito importante conferir se o seu site ou blog tem formato adequado, já que estes aparelhos funcionam de modo diferente dos computadores ou notebooks.

Uma tecnologia que agrega os dispositivos mobile é a geolocalização indoor, que permite você “monitorar” seu público-alvo.

Por exemplo: se um cliente ou lead estiver passando por perto de sua empresa ou stand em eventos segmentados de sua área, é possível enviar um banner online ou um link patrocinado gerando maior chance de conversão e aumentar o faturamento da sua empresa, além de aumentar a visibilidade da sua marca.

Outra maneira é oferecer um aplicativo personalizado do qual seu cliente ou lead pode saber suas novidades, ofertas, promoções, tudo isso pelo celular.

A importância do SEO

Uma pergunta realizada desde os primeiros meses após a popularização da Internet e que muitas empresas fazem até hoje é: como convencer o usuário a navegar nas páginas do meu site?

O SEO, que é a sigla em inglês para Otimização de Motores de Buscas, são técnicas que aplicadas dentro de um site, fazem com que este tenha maior relevância e apareça nas primeiras páginas dos buscadores.

É algo a ser investido e ajudará e muito a aumentar o faturamento da empresa.

É necessário compreender bem os interesses do seu público-alvo e a percepção que eles têm sobre o seu segmento para conseguir inserir Keywords (Palavras-chaves) de relevância em seu conteúdo e facilitar o alcance orgânico do seu site.

O alcance orgânico é aquele em que você consegue por meio das técnicas de SEO, posicionar o seu site nas primeiras páginas dos buscadores online (Ex: Google).

Segredos do SEO

Algumas ferramentas podem ser úteis para que você consiga escolher as melhores palavras-chave, dentre elas:

  • Keyword planner tool (planejador de palavras-chave do Google Adwords);
  • Ubersuggest;
  • Auto complete e palavras relacionadas do Google;
  • Keyword tool;
  • Google Trends;
  • SEMRush.

Mas “só” inserir as palavras-chave não garante que seu texto possua uma boa posição.

Para isso, é importante aplicar algumas técnic

as
  • Título e Meta Description com palavra-chave;
  • Palavra-chave na url;
  • Tags de título com palavra-chave: h1, h2, h3;
  • Palavras-chave e variações ao longo do conteúdo.

Após conseguir um bom posicionamento para o seu site, é essencial que seu conteúdo seja de extrema qualidade e relevância para o cliente, a tendência é atrair a atenção do público com conteúdo de interesse e não empurrar a qualquer custo.

Praticidade na efetivação de compras

E-Commerce

O seu site precisa ser intuitivo, por isso é interessante oferecer a inclusão de uma aba de compras para o consumidor, desta forma seu cliente irá ter maior comodidade.

Para as empresas essa estratégia é interessante pois diminui os custos operacionais da venda, dentre muitas outras vantagens.

Porém para algumas empresas, vender por meio da internet seria inviável.

Contudo, o e-commerce pode servir como catálogo e até mesmo facilita a busca de valores de seus produtos para o consumidor (a menos que a estratégia de preço estipulada pela equipe de marketing não permita a divulgação aberta).

Para aumentar o faturamento da sua empresa é preciso pensar em todos os detalhes, por isso facilite a vida do seu cliente, afinal, o que todos buscam é a praticidade.

Oferecendo expansão da compra

Através de uma boa organização, o seu site lhe oferecerá uma série de informações: Mapeará a identidade do seu visitante, registrará suas preferência e o reconhecerá em uma próxima visita.

Isso pode auxiliar na hora de oferecer um serviço diferenciado e personalizado, por exemplo, disponibilizar itens complementares ou semelhantes aos que comprou na visita anterior.

Esse serviço personalizado, agrega valor para o seu site, aumentando assim as chances de uma nova aquisição.

Esta pode ser uma técnica valiosa para aumentar o faturamento da sua empresa.

Como aumentar o faturamento da sua empresa usando a internet

Anunciando nas redes sociais

Como dito anteriormente, grande parcela da população mundial conecta-se regularmente com uma ou mais redes sociais.

Esse é um público amplo, variado, de diversos níveis econômicos e intelectuais, com interesses ainda mais variados.

Imagine quantos clientes potenciais você tem a chance de atingir nesta multidão.

As redes sociais podem ser um importante aliado na divulgação e, hoje, esse tipo de propaganda é considerada um dos recursos mais poderosos para a expansão de negócios.

Esta é mais uma das estratégias na qual você deve investir se deseja aumentar o faturamento da sua empresa na internet.

As redes sociais são utilizadas pela maior parte dos usuários, seu produto estará em evidência para milhares de pessoas.

Vale lembrar que somente anunciar nas redes sociais não garantem que seu público de interesse esteja vendo, por isto é interessante investir nos anúncios pagos, pois permitem você segmentar melhor o alcance de suas publicações e com isto gerar maior chance de conversão e envolvimento.

Visite algumas redes sociais, como o Facebook: você notará constantemente anúncios de publicidade compartilhados entre os anunciantes.

Quanto ao YouTube, você pode publicar filmes explicativos sobre o seus produtos, sem se preocupar em fazer a propaganda do seu estabelecimento.

Toda essa divulgação gera maior conhecimento da sua marca. Saber como aumentar a visibilidade do seus produtos aumenta o faturamento da sua empresa.

Envie e-mails de agradecimento

Email Marketing

Passado um período curto a partir da conclusão e entrega de um pedido, tenha a iniciativa de enviar um e-mail ao cliente consultando quanto à satisfação com os produtos recebidos.

Saiba que não são a totalidade dos problemas que se convertem em reclamações.

Uma boa forma de evitar que essas reclamações tomem um nível maior de insatisfação, é investir em um bom relacionamento, pois por mais que alguma coisa no meio do processo tenha dado errada, a pró-atividade e atenção podem reverter a situação.

Sendo assim, essa estratégia é fundamental para a retenção de leads e fidelização de clientes.

O Marketing aponta o pós-venda como uma das partes mais importantes do relacionamento com o cliente, porém muitas empresas não praticam esta técnica e acabam deixando de fidelizar seus consumidores.

O que é uma ótima brecha para que você possa se destacar sobre a concorrência.

Invista no relacionamento pós-venda, envie e-mails agradecendo pela compra, se for um cliente de maior valor ofereça algo personalizado, pergunte a seus clientes sobre a satisfação e a funcionalidade de seus produtos.

Um cliente fidelizado enxerga valor tangível e intangível em sua marca, tem maior resistência à concorrência, além de recomendá-la.

Utilizando a internet para aumentar o faturamento da sua empresa

Aumentar o faturamento da sua empresa é possível, porém é necessário desprender um certo investimento, além de uma análise profunda em cada detalhe.

Otimize seus processos, seu site. Leve facilidade para seu comprador, certamente você terá um retorno por isso.

E, mais importante, mantenha seus clientes felizes, melhor do que encontrar novos clientes é fidelizar os atuais.

A internet proporciona diversas estratégias capazes de aumentar o faturamento da sua empresa.

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