Numa época em que as coisas estão mudando constantemente, as empresas têm se desdobrado para tentar vender, no mínimo, o mesmo volume de produtos/serviços que vendiam antes da crise ter se manifestado, além de também buscar por formas de como atrair novos clientes.
Sabemos que muitas vezes é difícil inovar em tempos de crise, porém não é impossível. É uma questão de saber reconhecer as oportunidades, ou até mesmo criá-las, através de planejamentos e visão de mercado.
As oportunidades podem se manifestar na forma de novas tendências, por exemplo, tecnológicas.
Busque alternativas viáveis em relação aos custos e desempenho, para assim oferecer um produto de alta qualidade a um baixo custo.
Para se atualizar e ter ideias de como atrair novos clientes para o seu negócio, navegue na web, veja o que os concorrentes estão fazendo, procure por sites de feiras do seu setor e assim por diante.
Você pode se surpreender com a quantidade de oportunidades que surgem no exterior e até se basear nelas como modelos para a sua empresa, por exemplo.
Confira abaixo algumas dicas de como sua empresa pode inovar para conseguir mais clientes:
- A sustentabilidade, uma forte aliada
- Introspecção empresarial
- Melhoria de funcionalidades
- Invista na divulgação do seu negócio
- Inovação: O segredo para atrair novos clientes
A sustentabilidade, uma forte aliada
A exigência por produtos e processos sustentáveis está crescendo cada vez mais, isso porque os consumidores estão mais atentos às políticas sócio-ambientais das empresas.
Atualmente existe uma crescente consciência coletiva que preza pela proteção ao meio ambiente.
A preocupação com o aquecimento global, por exemplo, resultou na criação de uma série de produtos alternativos e menos poluentes, tanto no processo de produção quanto no momento de descarte.
Sendo assim, apostar nesse mercado em ascensão, para quem está em busca de fidelizar e captar novos clientes, é fundamental.
Isso pois investir em sustentabilidade fortalece a imagem da sua marca, afinal isto é visto como um diferencial em relação a concorrência, já que ainda não são todas as empresas que focam nessa responsabilidade ambiental.
Se você ainda tiver a felicidade de descobrir ou criar algo inédito, poderá lançar produtos por antecipação, ou até registrar patentes.
Introspecção empresarial
Avaliar os próprios processos exige paciência, atenção e pensamento crítico.
É necessário conhecer o processo como um todo: desde a escolha e supervisão de fornecedores, por exemplo, até as ações de pós-venda.
Há sempre observações interessantes a notar: procedimentos inexplicáveis ou redundantes, tarefas e controles repetitivos, paradigmas que se incorporaram à cultura do produto.
Observar e otimizar esses processos auxilia no investimento em melhorias fazendo com que a sua qualidade de produto/serviço se eleve também.
Quando isso acontece, naturalmente os clientes ficam mais satisfeitos com a compra, gerando retornos positivos para a empresa.
Vale investir também na análise de procedimentos contábeis e/ou administrativos.
O resultado pode ser uma grande redução de custos que o leve a superar a concorrência.
Melhoria de funcionalidades
Se você domina as funcionalidades do seu produto a ponto de vislumbrar melhorias, você deve tentar implementá-las.
Mesmo que você não disponha das tecnologias necessárias, você pode buscar sugestões na web e eventualmente trocar informações com outros empresários sobre possíveis formas de aplicar tais melhorias.
Você pode também pensar em terceirizar essa pesquisa, se julgar necessário. O resultado pode levá-lo à liderança do seu segmento e a um salto nos seus resultados.
Você poderá levar o seu produto aprimorado para teste com seus clientes e ver o retorno passado por eles.
Caso obtenha um retorno positivo, você poderá divulgar tal produto para com isso conquistar novos clientes.
Caso a resposta seja negativa, analise quais foram as reclamações e utilize isso como guia para um próxima atualização.
Invista na divulgação do seu negócio
O mercado é vasto, cabe às empresas buscar visibilidade através de um trabalho de marketing e divulgação.
A tarefa de atrair novos clientes através de campanhas de marketing necessita de um grande esforço.
Também pode ser terceirizada, se preferir. Ou então, vale contratar uma equipe focada somente neste trabalho.
O público de hoje tem interesse em conteúdos relevantes, não invasivos e diretos, principalmente no ambiente digital, o qual é uma tendência crescente de investimento.
Criar ou atualizar o site da empresa é uma forma muito efetiva de se comunicar com seu público-alvo.
Assim como investir nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter e outros. Isso faz com que você estreite o relacionamento com seu cliente.
Vale analisar em quais redes sociais o seu público está, para assim investir em conteúdo de qualidade e gerar clientes em potencial.
Isso te ajudará na busca e obtenção de novos clientes.
Inovação: O segredo para atrair novos clientes
A sociedade se modifica com o passar do tempo e, com ela, a forma de consumo também.
Para estar dentro das novas exigências do público é preciso sempre se atualizar e inovar.
Lembre que o mercado está saturado, do mesmo modo que você, empreendedor, está em busca de novas ferramentas, seus clientes procuram produtos e serviços diferenciados.
Por isso, se você deseja encontrar novos clientes comece a mudança por você, ou melhor, pela sua empresa.
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