Se vender é a ação de transferir a propriedade de algo que possui valor, mediante a um pagamento pré-estipulado e marketing é o estudo do mercado, gerando relacionamento com o potencial cliente. Qual sua empresa deve priorizar, marketing ou vendas?
O conceito de marketing e vendas – B2B (empresas que vendem para empresas) é semelhante ao B2C (empresas que vendem para o consumidor), porém conta com uma estratégia mais direcionada ao relacionamento cliente/empresa.
A combinação de marketing e vendas – B2B auxilia a melhorar a performance do seu negócio, aumentando a barreira da entrada da concorrência, o fluxo de vendas, além de ajudar na fidelização de clientes.
Mas o que cada uma destas áreas faz?
- O que é Marketing e o que é Vendas
- Marketing ou Vendas: qual área priorizar
O que é Marketing e o que é Vendas
Muitos tem dúvidas sobre esses temas, e se perguntam por qual destas duas áreas devem priorizar, Marketing ou Vendas.
Primeiramente, é necessário entender o que cada uma dessas áreas faz.
O Marketing realiza o estudo de mercado para poder criar as estratégias mais efetivas para a área de Vendas que é responsável pela execução.
Além disso, as Vendas e seus dados informam ao Marketing, onde está o problema e qual deverá ser o objetivo traçado.
Resumindo, o Marketing utiliza de diversas técnicas, como por exemplo:
Segmentação de mercado: Ajuda a entender melhor as características demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais do seu cliente;
CRM: As técnicas de relacionamento com o cliente, aumentam as chances de conversão e fidelização;
Inbound Marketing – É uma técnica para despertar o interesse do lead e monitorar em qual fase de compra ele está.
Conforme dito anteriormente, o departamento de Vendas, recebe estes leads e sua função é convertê-los.
Muitas vezes o planejamento pode ser ótimo, atraindo leads para a sua empresa, porém se a área de Vendas não for bem preparada, o conceito de valor criado e possível conversão podem se perder em uma experiência indesejada na compra.
Para evitar os erros e maximizar a conversão são usadas técnicas como:
Rapport – Técnica psicológica para criar empatia com o consumidor. Baseia-se no comportamento do cliente, para gerar uma relação mais confortável, facilitando a conversão;
Objeção da oferta – Consiste em 3 etapas que “rebatem” de modo inteligente a objeção do cliente e a converte em uma possível venda;
Diferenciação da oferta – Se baseia em entender a necessidade do cliente, deixá-lo ciente de que seu produto ou serviço pode ser a solução e mostrar porque é a melhor opção. Tudo é caro quando não se enxerga valor. Essa técnica, tem a intenção de aumentar a credibilidade e melhor percepção da sua empresa.
Pode-se perceber que estes dois departamentos contribuem muito para a conversão de leads e aumento do faturamento de uma empresa, mas qual destas áreas você deveria escolher?
Marketing ou Vendas: qual área priorizar
A área de Marketing sem Vendas não gera resultados e área de Vendas sem o Marketing não fideliza o cliente ou não tem direcionamento de uma estratégia adequada.
Existem técnicas para ambas as partes e é importante alinhá-las ao seu negócio.
As técnicas de marketing podem auxiliar a planejar as estratégias adequadas ao seu segmento.
Já as técnicas de venda fazem com que a estratégia possa ser executada com sucesso.
Ou seja, são áreas distintas com o mesmo objetivo, a junção entre ambas se chama Smarketing.
A resposta de qual você deve priorizar, Marketing ou Vendas, é de que não é possível escolher uma das duas, pois uma necessita da outra para poder obter sucesso.
Os esforços de ambas as áreas devem ser combinados de forma estratégica para que a sua empresa tenha um crescimento exponencial.
Se for um planejamento bem estruturado, não tem como priorizar uma ou outra, é necessário alinhar os esforços de ambas para poder obter êxito.
Então, una as duas áreas, pratique o Smarketing e alavanque o rendimento da sua empresa, hoje mesmo.
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