A gestão da qualidade total, também conhecida como GQT, é responsável por ajudar diversas empresas a otimizarem sua produção e aumentarem seus lucros. Saiba como utilizar esta estratégia e alcance o sucesso!
Manter a qualidade de tudo que é produzido ou dos serviços oferecidos é a obrigação de qualquer empresa interessada em crescer no mercado.
Para isso, existe a Gestão de Qualidade Total, também conhecida como GQT.
Este sistema é aplicado para garantir a eficiência de todos os processos realizados dentro de uma organização.
Desta forma, é possível padronizar ações e qualificar a produção da empresa.
E aí, quer saber como aplicar esta estratégia em seu negócio?
Então confira os tópicos abordados em nosso conteúdo e melhore agora mesmo a sua produtividade!
- Seus clientes sempre em primeiro lugar
- Qualidade ou qualidade total?
- Avaliação constante
- Analise seus processos
- Aprendizado com base nos erros
- Mantenha seus colaboradores felizes e qualificados;
- Transforme a gestão de qualidade total em aliada da sua empresa!
Seus clientes sempre em primeiro lugar
Para atender ao cliente da empresa, é essencial entender a extensão do pedido.
Isso porque fazer menos que o prometido pode ser interpretado como má fé, enquanto fazer a mais pode ser visto como desorganização.
Em resumo: procure detalhar cada aspecto citado ou combinado com o cliente.
Em caso de dúvidas ou inviabilidades, procure resolver na medida do possível dentro do perímetro da empresa.
Além disso, conscientize seus colaboradores que, em caso de dúvida, devem sempre perguntar e jamais ignorar.
Para quem deseja entender o que é gestão de qualidade total, é fundamental ter a consciência de que essa é uma tarefa para todos os colaboradores, não somente para os gestores e supervisores.
Qualidade ou Qualidade Total?
Um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer empresa é colocar as pessoas certas nas funções certas.
Com cada um ciente de suas funções, são maiores as chances de obter qualidade em todos os processos.
A prova disso é que há séculos, mesmo sem utilizar o conceito da gestão da qualidade total, as empresas já usavam fluxogramas para produzir e faturar.
Porém, somente há poucas décadas, o problema de assegurar a qualidade passo a passo foi de fato planejado.
Para termos um exemplo de aplicação da gestão da qualidade total, iremos usar o seguinte exemplo:
O cliente entra em contato e expõe o seu problema; o vendedor solícito descreve como esse problema pode ser resolvido.
Obtido o consenso entre demanda e oferta, o vendedor deve gerar uma proposta técnica e comercial listando os detalhes fornecidos pelo cliente.
Depois disso, eles devem detalhar a solução escolhida pela empresa para resolver o problema.
Avaliação constante
De nada adianta o setor de vendas oferecer um produto se a produção não dispuser de recursos ou tecnologia para executar.
Neste aspecto, quanto antes uma informação como essa for divulgada, mais rapidamente serão adotadas as providências para a efetivação da infraestrutura para a conclusão do produto.
No caso de um produto seriado, esse tipo de surpresa é quase inexistente, o que não impede que todos os que participam dos eventos possam apontar correções de rumo, como datas equivocadas, taxas de produtividade inviáveis, ou algo do tipo.
Quando foi concebida, a gestão da qualidade total visou a eliminação das surpresas, que invariavelmente se refletem em ônus para os custos.
Esses ônus podem se manifestar nas forma de:
- Componentes defeituosos, faltantes ou incorretos;
- Mão de obra para retrabalho ou recuperação;
- Estocagem de componentes ou insumos por prazo superior ao planejado,
- Atrasos nas faturas e nas quitações dos clientes;
- Fluxo de caixa da empresa subdimensionado.
Ou seja, quanto mais estiverem cobertas as surpresas, menores serão os impactos sobre os custos e mais seguras estarão a margem de lucro e a sobrevivência da empresa.
Analise seus processos
Aja imediatamente, assim que perceber alguma discrepância ou inconsistência.
Com o produto concluído, os danos poderão não admitir correção, a partir de conjuntos inaceitáveis, com funcionalidade inadequada e custo de recuperação maior que a receita a ser faturada.
Isso se chama transformar uma solução em um problema, podendo transcender a produção até o limite da empresa, chegando a envolver até o cliente.
Aprendizado com base nos erros
Erros acontecem em qualquer empresa, seja qual for o seu tamanho.
Porém, evite persistir nas mesmas falhas e torná-las recorrentes em seu ambiente de trabalho.
Além disso, lute para transformar os erros do passado em um aprendizado para a empresa.
Afinal, o fundamental para compreender o que é gestão de qualidade total é analisar os processos para evitar a repetição de erros.
Mantenha seus colaboradores felizes e qualificados
Muitos enxergam funcionários como clientes, pois ambos precisam ser cativados e valorizados o tempo todo.
Para mantê-los do seu lado e alinhados com a cultura da sua empresa, crie programas de valorização de desempenho e ofereça planos de carreira.
Outra dica importante é implementar uma caixinhas de sugestões!
Você se surpreenderá com a quantidade de detalhes que podem ser aperfeiçoados, e a economia possibilitada pela otimização de procedimentos e quebra de paradigmas.
Transforme a gestão de qualidade total em aliada da sua empresa!
Para se obter sucesso é preciso entender a fundo o que é gestão de qualidade total.
Isso porque toda empresa nasce com uma intenção: crescer e obter sucesso.
Porém, é necessário buscar maneiras de se desenvolver com baixos investimentos.
Apesar de muitos acreditarem que investir em qualidade seja desprender um capital desnecessário, é fundamental adotar um sistema de gestão eficiente, pois os gastos gerados pela má qualidade são muito maiores.
Portanto, analise seus processos, examine seus produtos e serviços e observe a satisfação de seus clientes e colaboradores.
Dessa forma, a gestão de qualidade total pode ser a responsável por levar sua empresa ao sucesso!
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