Manter a competitividade empresarial irá te ajudar a largar na frente no mercado, trazendo mais lucro e negócios qualificados. Por isso, invista na qualidade de seus produtos e serviços e destaque-se em meio a concorrência!
Competir é a essência de qualquer negócio e não há como fugir desse conceito.
Isso porque as vendas atuais da sua empresa com certeza impediram a venda de alguns de seus concorrentes.
Ou seja, alguém sempre estará de olho na sua carteira de clientes, seja oferecendo prazos e custos menores ou produtos com qualidade superior.
Dentro desse conceito, o primeiro passo a quem deseja aumentar sua competitividade empresarial é começar de dentro, maximizando a linha de produção, aprimorando fluxos e processos e, principalmente, reduzindo custos.
Afinal, para se destacar no mercado é preciso ter força para investir nas melhores estratégias.
Portanto, se sua empresa quer conseguir competir com o mercado atual, existem alguns fatores que necessitam de muita atenção e dedicação.
Pensando nisso, separamos um conteúdo com algumas dicas fundamentais para você entender como atingir a tão sonhada vantagem competitiva.
Confira os assuntos abordados:
- Minimize seus custos e mantenha sua competitividade empresarial
- Entenda o papel do marketing na competitividade entre empresas
- Produza com inteligência e aumente sua competitividade!
- Conheça a importância do feedback dos seus clientes
- Engaje sua equipe e estimule a competitividade dela
- Amplie seus horizontes
- Tenha inteligência competitiva e leve sua empresa ao sucesso!
Minimize seus custos e mantenha sua competitividade empresarial
Já dizia Sicupira, grande empresário brasileiro, “Custo é como unha. Tem de cortar sempre.”
Portanto, se os seus gastos estão maiores que as suas margens de lucro, é hora de repensá-los.
Para isso, invista algum tempo para observar sua produção e seu estoque com o objetivo de tirar algumas conclusões como:
- Seu processo lhe permite aproveitar totalmente a matéria-prima adquirida?
- Sua equipe possui alta produtividade?
- Qual é a taxa de produtos danificados?
Depois de ter as respostas dessas perguntas, pense no que precisa ou pode ser melhorado, evitando possíveis dificuldades produtivas.
Porém, se sua produção estiver bem assertiva, analise detalhes como custos de embalagem e logística, verificando se eles estão coerentes com os disponíveis no mercado.
Além disso, renegocie valores e confira também se você está comprando lotes que forneçam bom custo-benefício ou se é viável comprar lotes maiores para estocar.
Sua empresa batalhou muito para chegar onde está. Por isso, não desprenda seus investimentos com ações desnecessárias e procure sempre por estratégias capazes de trazer mais retorno e garantir a competitividade empresarial.
Entenda o papel do marketing na competitividade entre empresas
Outro fator fundamental na hora de construir uma estratégia competitiva é investir em divulgação.
Se você já tem um site, por exemplo, faça uma avaliação crítica dele:
- Que tipo de informações existem no site hoje?
- É possível encontrá-lo nas páginas de pesquisa dos buscadores (Google, Bing e Yahoo)?
Se não souber responder às perguntas ou as respostas forem negativas, repense sua estratégia competitiva.
Na Internet existem milhões de empresas que vendem e compram diariamente por meio de marketplaces, portais de compra e venda que funcionam como shoppings virtuais.
Esse tipo de plataforma é o lugar perfeito para encontrar clientes, ou melhor, ser encontrado por aqueles interessados em comprar, cotar, comparar desempenhos ou buscar opiniões de quem já usou o serviço/produto.
E, por estimular a captação de novos clientes, o marketplace é muitas vezes responsável por estimular a competitividade empresarial, tornando-se assim uma ótima estratégia de geração de novas oportunidades de negócio.
Produza com inteligência e aumente sua competitividade
O “carro-chefe” da sua empresa é o produto/serviço principal dela, ou seja, o que mais gera lucros.
Porém, assim como os demais, ele também corre o risco de ser afetado pela oferta da concorrência ou crise situacional, exigindo que você esteja sempre preparado.
Além disso, é necessário ter visão e entender o que deve ser cortado de linha, visando a aumentar sua competitividade empresarial.
Também é preciso saber a hora de descontinuar um produto, assim você não correrá o risco de se deparar com prejuízos inesperados.
Outra dica viável ao seu negócio é lançar novos produtos e realizar melhorias nos antigos, assim você sempre terá algo novo e atual para apresentar ao mercado e não ficará dependendo apenas de um mesmo e único produto.
Conheça a importância do feedback dos seus clientes
Melhorias e evoluções de seus produtos geralmente são sugeridas pelos seus próprios consumidores, pois na prática, eles serão os responsáveis por utilizar seus serviços e produtos.
Por isso, vale atentar-se ao que eles estão dizendo, o que pode ser uma vantagem competitiva em relação à concorrência.
Ainda assim, é necessário saber o que pode ser aplicado e o que é inviável.
Além disso, mantenha uma equipe com disponibilidade e prazo estipulado para responder seus clientes.
Este é um excelente modo de manter uma boa relação com seu cliente e fidelizá-lo, tornando-se um dos principais motivos do aumento da competitividade empresarial.
Com isso, você pode escutar suas reclamações e sugestões para efetuar as possíveis melhorias.
Engaje sua equipe e estimule a competitividade dela
Treinamento de funcionários é um fator chave para garantir a competitividade de uma empresa.
Isso porque a capacitação é capaz de melhorar os processos produtivos.
Sem isso, sua empresa pode ficar em desvantagem em relação à competitividade do mercado.
Por isso, invista agora mesmo em palestras, cursos, treinamentos workshops!
Amplie seus horizontes
Pense no seguinte: se sua empresa estacionou, acredite, o próximo passo é encolher, a não ser que você tome uma atitude em relação a isso.
Por conta disso, inovação se torna fundamental, e ela não se limita à produção e ao produto/serviço apenas.
Portanto, vale lembrar que a Internet vem derrubando barreiras, invadindo fronteiras, conectando as regiões e, com isso, ajudando na competitividade empresarial.
Muitas empresas já distribuíram suas operações em diversos países, com base na telefonia móvel e acessibilidade via web.
Sendo assim, você pode utilizar essas novas tecnologias, garimpar melhor o seu público e inovar em suas estratégias de captação.
Utilize isso a seu favor, buscando novos negócios e procurando certificar-se de que você está incluindo todo o mercado, o qual não se limita apenas ao seu bairro ou ao seu estado, por exemplo.
Tenha inteligência competitiva e leve sua empresa ao sucesso!
A cada minuto uma nova empresa surge no mercado, com isso novos produtos e mais disponibilidade de preços e qualidade.
Dessa forma, a necessidade de aumentar sua competitividade empresarial vem à tona.
E para não perder a sua carteira de cliente e conquistar novos, o recomendado é sempre procurar por inovações.
Seja no lançamento de novos produtos ou melhorias, ou até em novas formas de divulgar o seu negócio.
O mais importante é não ficar parado e ter inteligência competitiva!
Além disso, mantenha uma equipe de alta performance e estabeleça uma boa relação com seus atuais clientes.
Parece óbvio, mas muitas empresas acabam perdendo mercado por não se atentarem à detalhes como esses.
Por isso, esteja sempre à frente dos seus concorrentes e adote as técnicas responsáveis por aumentar sua competitividade empresarial.
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