O mercado das empresas na internet cresce mais a cada dia, por isso é mais que necessário investir em estratégias como a otimização de websites para destacar-se.
A otimização de websites se resume a pequenas modificações em partes do site, com a finalidade de proporcionar melhorias que podem impactar na experiência do usuário e no desempenho nos resultados da pesquisa orgânica.
É importante ressaltar que um trabalho de otimização de websites requer organização e estratégia, tendo em vista o que é melhor para os visitantes do seu site, uma vez que eles são os principais consumidores do seu conteúdo, além do fato que estão utilizando os buscadores para encontrar o seu trabalho.
Dentro do contexto de motores de pesquisa, podemos dizer que otimizar um site é dar maior foco ao que ele tem de relevante, fazendo com que o site se destaque no quesito visibilidade nos resultados dos mecanismos de pesquisa como, por exemplo, o Google.
A Otimização de Websites afeta apenas os resultados orgânicos, sem interferir nos resultados "pagos" ou patrocinados.
O SURGIMENTO DA NECESSIDADE DE OTIMIZAÇÃO DE WEBSITES
Com a tecnologia avançando cada dia mais, a internet vem se tornando a ferramenta de comunicação mais utilizada para adquirir notícias, informações, entretenimento, além de produtos e serviços. Isso muito se deve a sua praticidade e também a facilidade de se encontrar informação sobre o assunto que deseja de forma extremamente rápida.
Devido a esse crescimento, muitas pessoas estão investindo em negócios na rede, aumentando consequentemente a concorrência para quem já estava presente neste cenário há algum tempo.
Dessa necessidade, surgiram técnicas e ótimas ferramentas que passaram a fazer parte de estratégias de marketing digital e otimização de websites, que após passar por aprimoramento de técnicas e a utilização de novos recursos se tornou o MPI, também conhecido como marketing de posicionamento na internet.
Otimizar um site com o MPI ajuda as empresas a terem um bom posicionamento nos resultados de pesquisa dos buscadores, principalmente no Google, aumentando consideravelmente as chances de que seu trabalho seja encontrado por usuários da internet e possíveis clientes.
4 MOTIVOS PARA FAZER A OTIMIZAÇÃO DE SITES
1. Alcançar o público-alvo
Utilizando uma boa estratégia de otimização de websites, com as palavras-chave mais viáveis para o seu segmento e estando na primeira página de um buscador como o Google, você poderá levar um tráfego muito mais qualificado para o seu site e assim ter uma maior conversão em leads, ou seja, vendas e contratação de serviços.
2. Destacar-se no mercado
Aproveitando também esse tráfego qualificado, é possível que marcas e empresas de pequeno a grande porte alcancem um bom destaque em relação às buscas relacionadas ao seu segmento, que passa a formar a sua opinião e, portanto, influenciar também o consumidor. Já que a população está mais propicia a investir nas empresas mais reconhecidas do mercado, é preciso posicionar-se entre elas.
3. Menos concorrentes e mais oportunidades
Muitos investidores de e-commerce e empresas na internet preferem investir em link patrocinado, que também é uma ótima estratégia de marketing digital, mas que acaba gerando menos leads. Por isso, quem quer investir em otimização de websites, ou seja, em marketing de posicionamento na internet, o MPI, poderá encontrar uma menor concorrência para alcançar a primeira página e até ter mais vendas com pouco investimento.
4. Maior exposição para os usuários da internet
Mesmo não atingindo exatamente quem está procurando por seu serviço ou produto, estar na primeira página do Google significa mais tráfego. Você pode levar até seu site uma pessoa que não está tão interessada exatamente no que sua empresa tem a oferecer, porém com a otimização de website, torna-se mais fácil convencê-la que é um bom negócio, criando assim uma possível venda.
DIRETRIZES DE QUALIDADE PARA OTIMIZAÇÃO DE UM SITE
Existem algumas "diretrizes de qualidade", estabelecidas pelos mecanismos de busca, a fim de evitar práticas ilícitas que podem levar um site à remoção de seu conteúdo do índice.
Essas diretrizes para a otimização de websites podem ser divididas em três partes: diretrizes de conteúdo e design, diretrizes técnicas e diretrizes de qualidade. Ainda podemos agregar a elas boas práticas de usabilidade e arquitetura da informação.
A Agência de Marketing Digital Doutores da Web segue à risca as diretrizes de qualidade recomendadas pelo Google e outros mecanismos de pesquisa. Foi a partir de muita pesquisa e análise dessas diretrizes que a empresa chegou nas melhores práticas de otimização, lançando no mercado o MPI, conhecido também como Marketing de Posicionamento na Internet.
O MPI é uma metodologia que reúne uma série de boas práticas, técnicas e ferramentas auxiliando empresas a terem o site otimizado posicionado nas primeiras páginas dos principais buscadores.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A OTIMIZAÇÃO DE WEBSITES
Dessa forma, podemos observar que a otimização de websites, através do MPI vem se tornando uma das ferramentas de marketing digital mais eficaz da atualidade, já que oferece um conjunto de benefícios e ainda é mais rentável do que as outras técnicas de marketing na internet que são geralmente utilizadas.
Por isso é importante também investir em uma empresa especializada na otimização de websites através do marketing de posicionamento na internet e usufruir de um serviço mais específico e focado na área, como é o caso da Doutores da Web.