A internet pode ser um mar de oportunidades que pode alavancar as vendas do seu negócio, mas a questão é saber como aproveitá-la.
Algumas práticas de venda, na internet, são modificadas e ajustadas de acordo com o objetivo da sua empresa.
Para isso, é fundamental que as empresas saibam tudo sobre o mercado em que atuam, quais são seus concorrentes, o que eles fazem, quais clientes eles querem atingir, como são esses clientes, o que eles pensam, como alcançá-los e satisfazê-los e assim por diante.
Para isso surgem formas inovadoras de vender que oferecem, por exemplo, um conteúdo rico e diferenciado.
Com o intuito de te ajudar a alavancar o seu negócio de maneira exponencial e garantir bons resultados, criamos um tutorial prático de como começar a vender na internet.
Com ele sua empresa poderá revolucionar a maneira de enxergar o mercado concorrente, seus clientes, suas vendas e seu próprio negócio.
Confira o conteúdo:
- Uma boa pesquisa para começar
- Pesquisa de satisfação pode ser valiosa
- Torne-se não apenas notado, mas requisitado
- Busque sucesso inovando com vendas on-line
- Comece a vender na internet!
Uma boa pesquisa para começar
Pesquisar o mercado em que atua antes de aplicar quaisquer estratégias ao seu negócio é essencial para que bons resultados sejam obtidos posteriormente.
O primeiro passo dessa jornada é pesquisar quem são os seus concorrentes, sejam ele diretos ou indiretos.
A ideia pode ser simples ou rebuscada. Você pode fazer por conta própria, utilizando, por exemplo, as pesquisas nos buscadores on-line.
Com eles é possível pesquisar sobre a ideia do seu produto ou serviço e, assim, fazer um levantamento:
- Quais empresas realizam a mesma atividade que você?;
- Seu produto ou serviço é inovador e cria um novo mercado?;
- Seu produto é semelhante a outro já existente?
- Qual setor sua empresa se encaixa?
- É caracterizado como nicho de mercado?
Ao mesmo tempo poderá fazer um relatório de quais são seus concorrentes, o que eles já fazem, o que você pode ou deve utilizar, o que pode fazer para inovar e assim por diante.
Além disso, você pode optar por fazer uma busca ainda mais completa.
Para isso é aconselhável contratar o serviço de uma empresa especializada, a qual irá realizar uma pesquisa a fundo do seu mercado, fará levantamentos e te entregará um relatório.
Para que a partir deste ponto você possa iniciar planejamentos e ações de como começar a vender na internet, por exemplo.
Pesquisa de satisfação pode ser valiosa
Além da pesquisa de mercado, outra necessidade vital ao seu negócio é a pesquisa de satisfação de clientes.
Ela dará algumas diretrizes de como começar a vender na internet, tais como:
- Qual é o público-alvo da empresa?
- Como esses clientes ideais costumam pensar?
- O que eles buscam?
- Como chegar até eles?
O público-alvo da empresa é exatamente o perfil de cliente comprador e para atingi-lo, é preciso estudá-lo.
Quando você compreende a forma como seu cliente pensa, você consegue identificar a linguagem com que deve falar com ele.
Além disso, onde deve estar para ser encontrado por ele, quais são as necessidades e desejos, qual é a média de budget dele e quaisquer outras informações que julgar relevantes.
Neste caso, uma pesquisa de opinião ou de satisfação são armas incríveis, pois através dela você tem contato direto com seu cliente e pode sanar todas as dúvidas existentes, assim como pedir a opinião dos consumidores para realizar melhorias no seu negócio.
Quando você sabe como agir e conversar com seu cliente, você tem melhores parâmetros para começar a vender na internet.
Dessa forma, sua empresa terá meios de chegar ao seu cliente, ou melhor ainda, fazer com que ele chegue até você, é isso que vamos explanar no próximo tópico.
Torne-se não apenas notado, mas requisitado
Atualmente, na internet, o intuito não é mais fazer com que seu cliente te veja, mas sim com que ele busque por você.
Isso acontece através de um processo inverso, você não precisa pagar por anúncios e posicionamentos para ficar no topo ou chamando atenção do cliente a todo instante, a menos que esse seja o objetivo do seu negócio.
Você pode investir em técnicas de SEO, ou seja, práticas que organicamente levam o cliente até você.
Para isso é necessário realizar um estudo de palavras-chave visando encontrar os melhores termos do mercado para o seu produto ou serviço.
Assim, seu negócio saberá como as pessoas buscam pelo seu produto no ambiente on-line.
Você pode utilizar a ferramenta de palavras-chave do Google ou o Google Trends, por exemplo, o que fornecerá também as informações sobre tráfego.
Isso possibilita sua empresa usar os termos funcionais para o seu negócio e quando o usuário digitá-lo, irá encontrar seu serviço.
Porém, o Google conta atualmente também com pontuações baseadas em conteúdo, ou seja, quanto mais qualidade seu conteúdo oferecer, melhor posicionado ele ficará, por isso é fundamental investir em conteúdo diferenciado e rico.
Isso vai desde a produção textual, até estruturas inovadoras.
Sendo assim, atente-se ao que publica em suas redes sociais, blog, site e quaisquer outras plataformas utilizadas no universo digital pela sua empresa.
Além da importância da nutrição de conteúdo periodicamente, é preciso também investir em textos originais, isentos de cópias, informativos, relevantes ao leitor e bem estruturados.
Desta forma, quando o Google analisar os indicadores, seu conteúdo ficará bem posicionado.
Isso resultará em clientes vendo suas publicações com facilidade e frequência, possibilitando que você comece a vender na internet de forma bastante assertiva.
Busque sucesso inovando com vendas on-line
Depois de passar por todos os estágios acima, o próximo passo é buscar por formas inovadoras de realizar essa tarefa.
O Marketing Tradicional já não supra as necessidades do mercado atual, pois quando você não inova, algum concorrente se posiciona e passa à frente, o que não pode acontecer, pois naturalmente isso representa prejuízo para sua empresa.
Acompanhando este raciocínio, algumas plataformas surgem cada vez com mais força.
Veja um pouco sobre elas abaixo.
E-commerce
O e-commerce veio como pioneiro no mercado de vendas on-line e possibilitou a realização de economias com logística, estoquistas, tempo e assim por diante.
Ou seja, ele tornou possível dar início às vendas através da web de forma fácil e com pouco investimento.
O e-commerce oferece um negócio dinâmico, porém é necessário usar estratégias para garantir que os clientes chegarão até ele e vão optar por você no lugar da concorrência, já que a internet também é um ambiente de grande concorrência.
Essa plataforma permite atender aos clientes de forma flexível, ágil e de baixo custo de manutenção.
SEO
SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, ou seja, tem como função a otimização de sites.
Essas otimizações geram mais relevância para o site e, consequentemente, melhoram o posicionamento do site nos resultados de pesquisa dos buscadores como Google, Bing e Yahoo.
Esse posicionamento garante uma maior visibilidade, afinal essa é uma das principais ferramentas de busca por produtos/serviços, utilizada pelos consumidores.
A ação base do SEO é a palavra-chave. Essa técnica quer posicionar uma determinada página de acordo com a palavra-chave utilizada em seu conteúdo.
Quando o potencial cliente realizar uma pesquisa com um termo relacionado o site aparecerá.
Para realizar essa estratégia de forma eficaz é necessário realizar um estudo de quais termos são mais utilizados por seus potenciais clientes e qual das palavras-chave pode trazer mais retornos.
Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Planejador de Key Words do Google, o qual já fará também uma análise da relevância dessa palavra.
Outro detalhe muito importante que impacta no posicionamento é a qualidade do conteúdo disponibilizado.
É necessário oferecer textos de alta qualidade, pois além de ajudar no posicionamento eles também influenciam na conversão, ou seja, se o visitante se tornará ou não um cliente.
Ofereça sempre conteúdo personalizados para o seu público-alvo, com assuntos que visem sanar dúvidas e solucionar possíveis problemas.
Isso também agrega muito valor para o seu negócio, que pode ser reconhecido como autoridade no setor em que a empresa atua, gerando mais confiança.
A estratégia de SEO, se preocupa na verdade, com a qualidade do conteúdo que será exibido para seus usuários, portanto busque oferecer sempre o melhor, desde a navegabilidade do seu site até os conteúdos exibidos.
Agora é hora de investir em como começar a vender pela internet
Com as informações que você possui agora, está preparado para pensar em como começar a vender na internet e aumentar seu faturamento oferecendo sucesso à sua empresa.
Lembre-se sempre que é necessário ficar de olho no mercado, nas mudanças que ele oferece, nos desejos do seu público-alvo e buscar formas de inovar, mas se possível sem precisar de um alto valor de investimento.
Por sorte a internet nos possibilita ter tudo isso de forma rápida, econômica e certeira, afinal, no ambiente on-line é possível obter métricas que contam sobre cada ação feita pelo usuário.
Agora que aprendeu como começar a vender na internet, aplique tudo e veja os benefícios trazidos para o seu negócio.
Mesmo porque, a cada dia mais a web mostra que o mundo está se tornando completamente digital e a globalização é uma ferramenta incrível para qualquer setor.
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